Elegant Themes: Divi Wordpress Templates Downloads

Saúde do pênis: dicas para manter o pênis saudável

Como homem, poucas partes do seu corpo são tão valorizadas e importantes para o seu bem-estar físico e mental quanto, também, para o seu pênis. 

Assim como seu coração, pulmões e outros órgãos, seu pênis precisa ser mantido e cuidado para ter o melhor desempenho. 

Felizmente, cuidar do seu pênis é relativamente simples. Na verdade, a maioria das coisas que são boas para sua saúde geral, como fazer exercícios freqüentemente, comer bem e manter um peso saudável, também são boas para seu pênis. 

Abaixo, cobrimos o A a Z da saúde do pênis, desde a promoção do fluxo sanguíneo (algo que é essencial para ereções saudáveis) até a prevenção de problemas comuns de higiene e DSTs.

Também compartilhamos suas opções de tratamento se você for um das dezenas de milhões de homens afetados por um problema de saúde relacionado ao pênis, como disfunção erétil ou ejaculação precoce. 

Saúde do pênis: o básico

  • A saúde do pênis abrange o desempenho do seu pênis (por exemplo, sua capacidade de obter e manter uma ereção durante o sexo), bem como a higiene básica para reduzir o risco de DSTs e outras infecções.
  • Para a maior parte, qualquer coisa que melhore sua saúde ou higiene cardiovascular também terá um efeito positivo em seu pênis e desempenho sexual.
  • Hábitos simples, como permanecer ativo e manter um peso corporal saudável, podem ter um impacto positivo perceptível na saúde e na função do seu pênis.
  • Por outro lado, hábitos como fumar ou beber álcool em excesso podem impedir que seu pênis funcione corretamente.
  • Tratamentos baseados na ciência, como medicamentos para disfunção erétil, podem melhorar sua função sexual e desempenhar um papel na manutenção da saúde de seu pênis.

11 dicas e técnicas para melhorar a saúde do seu pênis

Em geral, cuidar do pênis é o mesmo que cuidar das outras partes do corpo. No entanto, também existem algumas coisas específicas do pênis que você provavelmente deve estar ciente, especialmente se ocasionalmente tiver problemas como disfunção erétil.

Abaixo, compartilhamos 11 dicas e técnicas que você pode usar para manter a saúde do pênis e o desempenho sexual. 

Coma uma dieta equilibrada e saudável

Sua dieta desempenha um papel fundamental em muitos aspectos de sua saúde, incluindo o bem-estar e o funcionamento de seu pênis. 

Embora não haja uma dieta “perfeita” para ereções ideais e saúde sexual, seguir uma dieta balanceada rica em vitaminas, minerais e outros nutrientes é geralmente a melhor opção.

A maioria das pesquisas sobre a função sexual masculina mostra que as dietas que são boas para a saúde cardiovascular também são boas para a saúde sexual.

Por exemplo, uma revisão publicada no Journal of Sexual Medicine concluiu que os homens que não são afetados pela DE são mais propensos a ter uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos inteiros e peixes, mas pobre em grãos refinados e carnes processadas.

Esta revisão também observou que a dieta mediterrânea amiga do coração pode ajudar a reduzir o risco de disfunção erétil em certas circunstâncias, como em homens com diabetes.

Explicamos mais sobre como você pode comer para melhorar o desempenho sexual em nosso guia sobre a relação entre sua dieta e suas ereções e fertilidade. 

Certifique-se de fazer exercícios regularmente

As ereções saudáveis ​​têm tudo a ver com o fluxo sanguíneo, e uma das melhores atividades para promover o fluxo sanguíneo e manter o sistema cardiovascular são os exercícios.

Os exercícios reduzem o risco de doenças cardíacas, incluindo problemas associados à disfunção erétil, como a aterosclerose. Também ajuda a melhorar sua saúde mental, o que pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver problemas como depressão, que podem afetar seu desempenho sexual.

Os exercícios também tornam mais fácil manter um peso corporal saudável - um tópico que abordamos com mais detalhes a seguir. 

Tente se exercitar com frequência. De acordo com o National Institute of Health, exercitar-se por apenas 30 minutos por dia é suficiente para produzir uma melhora em sua saúde cardiovascular.

Mantenha um peso corporal saudável

A pesquisa sugere que quanto mais pesado você estiver acima de seu peso ideal, maior será a probabilidade de desenvolver disfunção erétil. 

Em um estudo publicado em 2014, os pesquisadores descobriram que 79 por cento dos homens que sofrem de distúrbios eréteis têm um IMC com sobrepeso ou obesidade. Eles também descobriram que homens com IMC na faixa dos obesos têm três vezes mais probabilidade de ter disfunção sexual do que homens com peso saudável. 

Um estudo publicado na revista Canadian Family Physician monitorou os efeitos da perda de peso por meio da restrição calórica na função erétil de homens obesos.

Depois de perder peso, 31% dos homens com disfunção erétil tiveram sua função erétil restaurada, em comparação com apenas 5% dos homens que mantiveram seus hábitos alimentares originais.

Simplificando, se você estiver com sobrepeso ou obeso, perder peso e manter um peso corporal saudável no futuro pode ajudar a melhorar a saúde do pênis e o desempenho sexual. 

Se você fuma, faça um esforço para parar

Como as ereções têm tudo a ver com saúde cardiovascular, hábitos como fumar podem ter um efeito negativo sério em seu desempenho sexual.

Numerosos estudos estabeleceram uma ligação entre o tabagismo e um risco aumentado de problemas de desempenho sexual, como disfunção erétil.

Alguns deles descobriram que a relação entre o fumo e a disfunção erétil é dose-dependente, o que significa que quanto mais cigarros você fuma, maior pode ser o risco potencial de desenvolver disfunção erétil.

Se você fuma, faça um esforço para parar. Embora definitivamente não seja fácil, parar de fumar tem efeitos positivos que vão muito além da saúde do pênis e do desempenho sexual para outros aspectos da sua vida, como melhorar a saúde do coração e reduzir o risco de desenvolver câncer.

Nosso guia para parar de fumar fornece mais informações sobre como você pode parar de fumar para sempre, com estratégias baseadas na ciência para evitar os gatilhos do tabagismo, lidar com desejos, preparar um plano para parar e muito mais.

Só beba álcool com moderação

Não é nenhum segredo que o álcool pode ter um efeito negativo em seu desempenho sexual, especialmente se você bebeu demais.

Embora seja normal beber álcool com moderação, a pesquisa mostra que os homens que são dependentes do álcool geralmente têm altos níveis de disfunção sexual, incluindo problemas como baixo desejo sexual, disfunção erétil e ejaculação precoce.

Mesmo se você estiver bem de saúde, beber pode causar problemas sexuais temporários, como pau de uísque - uma forma de disfunção erétil induzida pelo álcool que pode facilmente arruinar uma noite romântica. 

Se você bebe álcool, tente limitar seu consumo a um nível seguro e saudável. De acordo com o CDC, os homens devem consumir no máximo duas bebidas alcoólicas por dia para manter seu consumo dentro de um nível moderado.

Mantenha uma programação de sono saudável

A qualidade e a quantidade do seu sono desempenham um papel fundamental na sua saúde cardiovascular, o que tem um impacto significativo no seu pênis e no sistema reprodutivo.

De acordo com o CDC, adultos que dormem menos de sete horas por noite têm maior probabilidade de dizer que têm problemas de saúde, incluindo ataque cardíaco, depressão e asma. 

Se você não dorme uma noite inteira com frequência ou tem uma rotina de sono inconsistente, pode ter um risco maior de desenvolver pressão alta, diabetes tipo 2 ou ganhar peso. Todos esses problemas podem ter um impacto negativo em suas ereções e desempenho sexual. 

Esses problemas também podem aumentar o risco de desenvolver doenças cardíacas ou sofrer um derrame ou ataque cardíaco mais tarde na vida.

Para uma saúde ideal - não apenas para o seu pênis, mas para todo o seu corpo - tente dormir pelo menos sete horas por noite. Listamos métodos que você pode usar para um sono mais profundo e reparador em nosso guia de dicas para dormir com base científica. 

Preste atenção à sua saúde mental

Sua saúde mental e sua saúde sexual estão intimamente ligadas. Na verdade, problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade, podem afetar seu desempenho sexual e contribuir para problemas como a disfunção erétil.

Além da ansiedade e depressão, outros fatores psicológicos que podem afetar sua saúde sexual incluem baixa auto-estima, sentimentos de culpa em relação ao sexo ou a certas atividades sexuais, estresse ou medo do fracasso sexual.

Se você notou que sua saúde mental está piorando, é importante procurar ajuda para evitar que ela piore.

Isso pode significar tomar medidas para melhorar sua saúde mental, como mudar seus hábitos ou pedir ajuda a um amigo ou parente de confiança. 

Ou pode significar buscar tratamento de saúde mental online ou de um psicoterapeuta ou outro provedor de saúde mental licenciado em sua área. 

Experimente exercícios para o assoalho pélvico

Os exercícios para o assoalho pélvico são projetados para fortalecer os músculos que correm entre o osso púbico e o cóccix. 

Esses músculos desempenham um papel importante em sua função sexual como homem. Fortalecê-los pode não apenas ajudar em seu desempenho sexual - também pode aumentar seu nível de controle sobre a bexiga, evitando problemas como vazamentos ou gotejamento depois de fazer xixi.

A maioria dos exercícios para o assoalho pélvico são relativamente simples e podem ser realizados em alguns minutos por dia em casa. Compartilhamos um processo simples de quatro etapas que você pode seguir para treinar esses músculos em nosso guia de exercícios para disfunção erétil. 

Minimize sua exposição ao estresse

O estresse, seja no trabalho ou em casa, pode ter um efeito negativo na saúde do pênis e no desempenho sexual.

Na verdade, o estresse e a ansiedade - principalmente a ansiedade em relação à atividade sexual - são causas comuns de uma forma de disfunção erétil psicológica. 

Se você está se sentindo estressado, tente fazer mudanças em seus hábitos e estilo de vida para limitar sua exposição a coisas que o fazem se sentir estressado, preocupado e ansioso.

Você pode querer usar técnicas de relaxamento e outras abordagens para superar a ansiedade e obter o controle de sua saúde mental. 

Lave Seu Pênis Adequadamente

É tão importante manter seu pênis limpo e higiênico quanto praticar bons hábitos para sua função erétil e saúde sexual.

Limpar o pênis de maneira adequada ajuda a evitar que o smegma, uma substância que é composta de óleo, células mortas da pele e umidade, se acumule em seu pênis. Também é importante para reduzir o risco de desenvolver infecções.

Para manter seu pênis limpo, certifique-se de lavá-lo pelo menos uma vez por dia com água morna. Se você não for circuncidado, é importante puxar o prepúcio para trás e enxaguar a glande (cabeça) do pênis com água morna para limpar bactérias e outras substâncias.

Evite aplicar desodorante, pó de talco ou grandes quantidades de sabonete ao limpar o pênis, pois podem irritar a pele e aumentar o risco de desenvolver uma infecção.

Tomar medidas para evitar doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)

Existem dezenas de doenças sexualmente transmissíveis, ou DSTs, muitas das quais podem se espalhar para o seu corpo por meio do contato direto com outras pessoas.

As DSTs comuns incluem gonorreia, clamídia, herpes genital, papilomavírus humano (HPV) e outros. Embora algumas DSTs sejam principalmente um incômodo, outras podem ter consequências graves para a sua saúde e bem-estar - e, no entanto, vale a pena diagnosticar e tratar todas as DSTs.

Embora a maneira mais eficaz de evitar DSTs seja não fazer sexo, você pode diminuir o risco tomando certas medidas para proteger seu pênis e corpo. Tenha certeza de:

  • Use um preservativo. Usar um preservativo corretamente reduzirá significativamente o risco de infecção por todas as DSTs. No entanto, algumas doenças sexualmente transmissíveis, como herpes ou HPV, ainda podem se espalhar mesmo se você usar preservativo durante o sexo.
  • Faça o teste. Isso irá informá-lo sobre quaisquer infecções existentes, incluindo doenças sexualmente transmissíveis que podem não causar sintomas perceptíveis. Se vocês têm um parceiro, fazer o teste juntos é um passo fácil e eficaz que vocês podem dar para terem sexo seguro juntos.
    O site do CDC fornece mais informações sobre como funcionam os testes de STD, bem como uma ferramenta de localização de sites de teste que você pode usar para encontrar locais de teste perto de você.
  • Seja vacinado. O HPV, que é a DST mais comum, pode ser prevenido por uma vacina segura e eficaz. O CDC recomenda que todas as pessoas com até 26 anos de idade recebam uma vacina contra o HPV.

Evite assistir quantidades excessivas de pornografia

Finalmente, se você é jovem, está em forma e tem saúde, mas ocasionalmente luta contra a disfunção erétil ou outros problemas de desempenho sexual, você pode querer limitar o consumo de pornografia.

Embora a ligação entre pornografia e questões de desempenho sexual não seja muito clara, estudos sugerem que o uso de pornografia pode ter um impacto negativo em coisas como sua capacidade de obter e manter uma ereção durante o sexo. 

Por exemplo, uma revisão completa publicada na revista Behavioral Sciences observou que a pornografia online pode estar ligada a uma taxa crescente de disfunção sexual em homens jovens.

A revisão apontou especificamente para questões como baixo desejo sexual, disfunção erétil e outras que estão se tornando cada vez mais comuns para homens na faixa dos 20, 30 e 40 anos.

Agora, isso não significa necessariamente que bloquear o Pornhub resolverá a DE imediatamente. No entanto, se você ocasionalmente tem tendência a problemas de desempenho sexual, pode notar uma melhora ao desistir da pornografia ou limitar o seu consumo.

Já conversamos sobre esse tópico, bem como sobre a pesquisa em andamento sobre os efeitos da pornografia na saúde do pênis e na função erétil, no guia oru para DE induzida por pornografia.

Medicamentos e tratamentos médicos

Se você é um das dezenas de milhões de homens com disfunção erétil, é importante entender que existem opções para ajudá-lo.

Da terapia à medicação, várias abordagens baseadas na ciência podem melhorar a saúde do pênis e tratar problemas comuns, como disfunção erétil e ejaculação precoce. 

Listamos isso abaixo e explicamos mais sobre como cada tratamento funciona para melhorar sua saúde e função sexual. 

Terapia

Vários tipos diferentes de terapia são usados ​​para tratar problemas de saúde sexual que podem afetar seu pênis, incluindo DE que é causada por fatores psicológicos.

As formas comuns de terapia para problemas de saúde sexual incluem terapia cognitivo-comportamental (TCC) e terapia sexual. O objetivo é ajudá-lo a identificar e mudar os padrões de pensamento e comportamento que podem afetar seu desempenho sexual. 

Você pode aprender mais sobre esse tipo de tratamento em nosso guia detalhado de terapia sexual para disfunção erétil. 

Medicamentos para disfunção erétil (DE) 

A disfunção erétil, um problema de saúde sexual comum que afeta seu pênis, é geralmente tratada com medicamentos.

Atualmente, vários medicamentos são usados ​​para tratar a disfunção erétil. Eles atuam aumentando o fluxo sanguíneo para o pênis, tornando mais fácil obter e manter uma ereção quando se sentir sexualmente excitado. 

Os medicamentos comuns para DE incluem sildenafil ( Viagra genérico ), tadalafil ( Cialis® ), vardenafil (Levitra®) e avanafil ( Stendra® ). 

Oferecemos vários medicamentos para DE online, após uma consulta com um profissional de saúde que determinará se uma receita é apropriada. 

Medicamentos para ejaculação precoce (PE)

A medicação também é usada para tratar a ejaculação precoce, outro problema comum de saúde sexual que afeta cerca de 30 por cento dos homens em todo o mundo.

Embora não haja nenhum medicamento aprovado especificamente para tratar a ejaculação precoce, alguns medicamentos destinados a outros fins são prescritos off-label para tratar a EP.

Estes incluem antidepressivos como a sertralina para ejaculação precoce (o ingrediente ativo em Zoloft®), escitalopram (Lexapro®), fluoxetina (Prozac®) paroxetina (Paxil®), bem como spray dessensibilizante tópico para ejaculação precoce que contém ingredientes como lidocaína.

Em conclusão

A maneira mais eficaz de manter seu pênis saudável e funcionando adequadamente é manter seu corpo em boa forma por meio de exercícios regulares, uma dieta balanceada e outros hábitos saudáveis. 

Também é importante manter sua saúde mental, que tem um impacto significativo em seu desejo, função e desempenho sexual.

Se você tem um problema de saúde relacionado ao pênis, como disfunção erétil, pode falar com um profissional de saúde licenciado online sobre o uso de medicamentos para DE. 

Você também pode descobrir mais sobre o tratamento da disfunção erétil em nosso guia completo para os tratamentos e medicamentos mais comuns para a DE.

Comentários